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quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MARCAS E ADAPTAÇÃO: DARWIN EXPLICA!


O que as marcas podem aprender com Darwin?
Primeiro, vamos recordar a lei da Seleção Natural. Com a ajuda do Wikipedia (porque eu também não lembro com exatidão das aulas de biologia rs), essa lei proposta por Charles Darwin fala de um processo de adaptação e especialização que, por meio das interações e processos, os organismos podem acabar desenvolvendo características adaptativas que os especializarão em nichos ecológicos particulares e podem resultar na emergência de novas espécies.
Deixei em negrito algumas palavras e expressões para que possam frisar e recordar, pois vou mostrar agora um case da Coca-Cola. Depois, vamos fazer a relação dos fatos e vocês podem tirar suas conclusões ;)
A Coca-Cola é mundialmente conhecida pela sua forte presença de marca por meio de seu logotipo e garrafa, especialmente a de vidro (seu formato e layout).
Porém, essas garrafas retornáveis geram custos mais altos em alguns países – é o caso de El Salvador. Então, para reverter esse cenário, os consumidores pedem o refrigerante nos mercados e, no ato da compra, ao invés de levar a garrafa de vidro, colocam todo o líquido em sacos plásticos. Sim, é isso mesmo: sacos plásticos!!! Essa prática é tão comum que, em El Salvador, representa aproximadamente 80% das vendas da Coca-Cola.
O que você faria, já que há uma perda de exposição da sua marca, seu símbolo? A Coca criou ‘The Coca-Cola Bag’, que nada mais é que um saco com o formato de sua garrafa de vidro e seu logotipo! Que sacada!!! Assista o vídeo-case:




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