A publicidade digital evoluiu muito
nos últimos anos. A antiga era das imagens em JPG e animações em
256bits acabou, a era em que nos encontramos atualmente é uma transição entre
“animações em Flash mal exploradas” para “Aprendizes de Rich Media”.
Rich Media é o formato-de-anúncio-sonho de todo o criativo pois
permite uma gama praticamente infinita de possibilidades, que vão desde intervenções no site por inteiro, joguinhos, até
um menu interativo com mais informações sobre o produto anunciado.
Tudo isto sem precisar ter que levar o usuário para outra página, tudo acontece
“on-page” e o usuário que decide se vai para a página do anunciante.
Veja uma galeria só de anúncios Rich Media.
Por incrível que pareça, esta tecnologia já existe há algum
tempo, mas infelizmente é pouco utilizada no Brasil pois atualmente a
veiculação deste formato ocorre normalmente por negociação direta com o portal,
e na maioria das vezes sua implementação requer configurações um tanto quanto
complexas, tanto na confecção da peça quanto na estrutura do site que vai
receber a inserção da publicidade.
Já existe uma ferramenta chamada Double Click –
que por acaso é do Google – que possibilita o anunciante espalhar suas peças de
Rich Media por toda a internet em
sites que aceitam o formato, como na Rede de Display convencional do Google. O
problema é que anunciar com Rich Media atualmente só é possível pagando-se por
CPM (Custo Por Mil), o que encarece muito a campanha.
OK, entendi, Rich Media é caro, mas então quando vale a pena
usar Rich Media?
Primeiro, sempre que o conceito criativo valer a pena. Mas
lembre-se: toda a campanha tem que estar alinhada no meio digital! De nada
adiantará investir uma fortuna em uma campanha em Rich Media se a landing page
não for funcional e tiver um Bounce-Rate de 90%.
Outro fator interessante para ser levado em conta é
que Rich Media ainda é pouco usado na America Latina em geral e o usuário
Brasileiro interage mais com este tipo de peça. E de acordo com inúmeros
cases, além do aumento na taxa de click, as conversões também aumentam
significativamente, gerando até 5x mais conversões do que peças tradicionais.
Fonte:Ponto Marketing
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