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quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Publicidade digital: A hora e a vez do Rich Media



publicidade digital  evoluiu muito nos últimos anos. A antiga era das imagens em JPG e animações em 256bits acabou, a era em que nos encontramos atualmente é uma transição entre “animações em Flash mal exploradas”  para “Aprendizes de Rich Media”.
Rich Media é o formato-de-anúncio-sonho de todo o criativo pois permite uma gama praticamente infinita de possibilidades, que vão desde intervenções no site por inteirojoguinhos,  até um menu interativo com mais informações sobre o produto anunciado. Tudo isto sem precisar ter que levar o usuário para outra página, tudo acontece “on-page” e o usuário que decide se vai para a página do anunciante.


Por incrível que pareça, esta tecnologia já existe há algum tempo, mas infelizmente é pouco utilizada no Brasil pois atualmente a veiculação deste formato ocorre normalmente por negociação direta com o portal, e na maioria das vezes sua implementação requer configurações um tanto quanto complexas, tanto na confecção da peça quanto na estrutura do site que vai receber a  inserção da publicidade.

Já existe uma ferramenta chamada Double Click  – que por acaso é do Google – que possibilita o anunciante espalhar suas peças de Rich Media por toda a internet em sites que aceitam o formato, como na Rede de Display convencional do Google. O problema é que anunciar com Rich Media atualmente só é possível pagando-se por CPM (Custo Por Mil), o que encarece muito a campanha.

OK, entendi, Rich Media é caro, mas então quando vale a pena usar Rich Media?

Primeiro, sempre que o conceito criativo valer a pena. Mas lembre-se: toda a campanha tem que estar alinhada no meio digital! De nada adiantará investir uma fortuna em uma campanha em Rich Media se a landing page não for funcional e tiver um Bounce-Rate de 90%.

Outro fator interessante para ser  levado em conta é que Rich Media ainda é pouco usado na America Latina em geral e o usuário Brasileiro interage mais com este tipo de peça. E de acordo com inúmeros cases, além do aumento na taxa de click, as conversões também aumentam significativamente, gerando até 5x mais conversões do que peças tradicionais.


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