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sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Eleições 2012 e mídias sociais: Spam ou interação?





campanha eleitoral  deste ano começou, inclusive na internet. Mal isso aconteceu, prepare-se: cada dia mais surgirão mensagens padronizadas, mais spams, seguidores com mensagens como “#VoteXXXXX”, “quero fulano”, “RT se apoia beltrano”. É tão padronizado que chega a ser chato (ok, é chato de qualquer maneira) e nos come o juízo atrás de influência que, normalmente, não é alcançada.
Diferente do que se pensa, a internet não é apenas um meio de campanha e divulgação. Ela se mostrou um meio interessante de acompanhamento e avaliação de perfis dos candidatos. Nela, não se pensa apenas em quantos votos se deve conquistar, mas em como se conquista. É lugar de avaliar posicionamentos, questionar e agregar valor ao que diz respeito à influência e quem ela aglutina.
Além disso, é preciso diferenciar marketing eleitoral de certas ações da web. Uma campanha eleitoral na internet deve ser feita dentro de moldes para medir e aumentar influência e atrair conteúdo de forma original e positiva. Avatares, coberturas online, extensões da campanha tradicional são apenas meios mais comuns. Apostar em novidades que gerem influência na Web de forma que possa ser revertida localmente é o ponto-chave.
Lembro de quando participei de uma campanha para web. A massa presente em alguns espaços e redes sociais tendem a ser mais coesa e questionar mais. Uma boa equipe de marketing neste período, assim como durante a gestão realiza algo além da campanha e do feedback: interage.
O segredo de uma campanha eficiente e bem aplicada para este período não está apenas no que falar, mas também no que ouvir e como converter o que houve e ameniza a situação. O estado durante o período eleitoral é, antes de qualquer ponto, a convivência constante com um alerta de crise, de guerra, de ataque, isso dentro e fora das redes sociais. Não adianta ter milhares de seguidores e dezenas de cabos eleitorais em cada rede social que o candidato está presente, afinal, cartas marcadas não são novidade.
Evite uma campanha danosa, com sobrecarga de informação repetitiva, e busque a objetividade. Foco em um modo direcionado sempre é mais eficiente. Invista dentro de um grupo e não sobrecarregue seu trabalho com redes sociais. Procure aquelas que seu público-alvo mais está presente e utilize-se de ferramentas integradas para gerar visibilidade. Não é difícil, se ganha tempo e o melhor, se produz mais. Não há segredo.

Fonte: Ponto Marketing

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