.
..
.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os fakes do Twitter que enganaram a imprensa


O portal Comunique-se publicou uma matéria muito interessante sobre perfis fake no Twitter de pessoas e instituições famosas (até do Bope), que conseguiram enganar jornalistas, tendo seus tweets divulgados em grandes veículos de comunicação.
A matéria cita um perfil falso da apresentadora Hebe Camargo no microblog (@hebecamargo). Em 2010, uma repórter da Rádio Jovem Pan noticiou que a apresentadora Hebe Camargo, na época internada para tratamento de um câncer, corria de cadeira de rodas pelo hospital, no entanto, era o que dizia o perfil falso.
Também em 2010, alguns portais como Lance!Net e GloboEsporte.com caíram na pegadinha em que o falso perfil do jogador do Corithians, Matias Defederico, atualmente emprestado para o time argentino Independiente, não iria se encontrar com o técnico do River Plate, Angel Cappa, além de ter negado propostas de empréstimos para o Botafogo e Vitória.
No fim de 2010 foi a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Rio de Janeiro que caiu na pegadinha e confirmou que o perfil @Bope_RJ era verdadeiro. Este criticava a cobertura da Globo e Record nos conflitos entre traficantes e policiais na Vila Cruzeiro. Na realidade, o perfil era falso e foi desmentido pela Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
E ainda tem gente caindo nesse truque. Esse mês, o site UOL divulgou uma notícia sobre um tweet de um perfil falso da apresentadora Ana Paula Padrão (@anapauIapadrao).

Futuros jornalistas, tomem muito cuidado para não dar uma mancada dessas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário